quarta-feira, 25 de maio de 2011

Bento XVI ganha uma Tiara (triregnum) em nome da unidade dos cristãos!



Pax et bonum!

Vários sites e blogs já estão noticiando que o Santo Padre, o papa Bento XVI, ganhou uma Tiara.
Para as gerações mais recentes e não habituadas aos usos, costumes, vestes, formas, etc anteriores ao Beato João Paulo II, a Tiara pode ser uma desconhecida. Trata-se de uma coroa tripla que o papa usava em determinadas ocasiões. Uma explicação mais profunda fica para uma próxima postagem, com a tradução do artigo da Catholic Encyclopedia.

Quem foi o doador de presente tão significativo? Dieter Philippi.
Quem é ele? Um negociante ou empresário católico alemão que tem grande devoção pelo papa e pela unidade dos cristãos, e um grande interesse em chapéus e adereços clericais, eclesiásticos e religiosos para a cabeça (meio incomum, não?).
Onde foi feita a Tiara? Em Sofia, na Bulgária.
Quem fez? Um ateliê de cristãos ortodoxos de paramentos e objetos litúrgicos - o Liturgix!
Quando e como foi a entrega? Hoje (25/04), na Audiência Geral, uma pequena delegação de católicos romanos e ortodoxos búlgaros, com o doador do presente (Dieter Philippi), tiveram a honra de entregá-la ao Santo Padre em nome da unidade dos cristãos.

Que maneira significativa de expressar o desejo pela unidade dos cristãos! 

Este presente ficará guardado? O papa o usará? O Bem-aventurado Papa João Paulo II também ganhou uma Tiara em 1981, de fiéis da Hungria, mas nunca a usou (é conhecida como a "Tiara Húngara").

Fotos de Bento XVI e sua Tiara na audiência de hoje:








Que Deus abençoe estes fiéis! Que Deus reúna o seu rebanho!

Fontes:

“Que santidade de vida, que homens devemos ser!”


Sem. Edivaldo Pinho

Falar de santidade para muitas pessoas é o mesmo que falar de coisas abstratas, incapaz de ser alcançada pelo homem; no que algumas pessoas se perguntam: a santidade não é somente para os padres e freiras? Então poderias dar uma resposta dizendo que a santidade é para todos os cristãos batizados. É pelo Batismo que somos salvos, como nos ensina o Catecismo da Igreja Católica (cf. CIC 1257); portanto, todo aquele que participa da família divina, ou seja, que é Batizado, pode e deve ser conduzido à santidade. Assim fica subtendido que o Senhor nos chama para sermos ‘santos como o nosso pai do céu é santo’(Mt 5,48 ) e isto é tarefa de cada cristão, de cada batizado.

Nunca a santidade foi ‘reservada’ somente para os Clérigos, Religiosos ou Consagrados. Existem vários santos não consagrados a Deus na vida religiosa:

Um exemplo para as crianças é São Tarcísio, menino que preferiu morrer amando o Cristo Eucarístico em deixá-Lo ser profanado em meio a uma perseguição contra o cristianismo.

Como modelo de santidade para a Juventude temos a grande Joana D’Arc, jovem francesa, que atendeu à voz de Deus lutando na guerra para libertar a França.

Para os adultos podemos mencionar uma santa que tanto batalhou para a conversão de seus dois filhos, que queriam vingar a morte de seu pai. Estamos falando de Santa Rita de Cássia, mãe de família e grande cristã. Esta soube “dar-se frequentemente à oração” (Regra de São Bento 4,56). E foi somente pela oração que ela conseguiu, não somente a conversão de seus filhos como sua Santidade.

Em destarte, poderíamos enumerar vários outros santos, que seguiram modelos de santidade cristã e que hoje a Igreja os propaga e os torna modelo de vida para todos os Batizados. Esta é a santidade de vida, que nós homem devemos ser. O segredo da santidade é simples: Amar a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo como a si mesmo; orar sem cessar e pedir a graças da Fidelis Christi.