terça-feira, 7 de junho de 2011

Bispo é sequestrado na República Centro-Africana



Dom Eduard Mathos, bispo de Bambari, já está em liberdade

 
ROMA, terça-feira, 7 de junho de 2011

 Dom Eduard Mathos, bispo de Bambari, na República Centro-Africana, foi vítima de um sequestro relâmpago na última quinta-feira, dia 2 de junho, segundo informa a agência vaticana Fides, destacando que o prelado sofreu uma emboscada preparada por um grupo de rebeldes, que o libertaram depois de um curto período.
Fontes da Igreja local que, por motivos de segurança, pediram para manter o anonimato, contaram a Fides que “Dom Mathos tinha visitado a aldeia de Ngerengou, ao norte de Bria, para administrar o sacramento da Confirmação”.
“Embora ele sabia da existência de vários grupos rebeldes que operam na região, o bispo não recuou, apesar dos riscos, e continuou o seu trabalho pastoral", acrescentaram.

“O grupo rebelde, sabendo que o bispo estava na área, foi capturá-lo. O sequestro aconteceu no dia 2 de junho. Depois de um tempo, felizmente, eles o liberaram, mas mantiveram o seu motorista – que continua nas mãos dos bandidos - e o carro. Posteriormente, os rebeldes voltaram para roubar o seu celular.”
O bispo permaneceu alguns dias em Ngerengou porque a área é perigosa. Dom Mathos agora está são e salvo evoltou para seu episcopado sob escolta militar.
Segundo as fontes de Fides, não se sabe “qual o grupo é responsável por este ato, porque operam em pelo menos três ou quatro grupos rebeldes. O caso está sendo investigado pelas autoridades militares centro-africanas e pelos Capacetes Azuis da ONU”.