Pax et bonum!
Vários sites e blogs já estão noticiando que o Santo Padre, o papa Bento XVI, ganhou uma Tiara.
Para as gerações mais recentes e não habituadas aos usos, costumes, vestes, formas, etc anteriores ao Beato João Paulo II, a Tiara pode ser uma desconhecida. Trata-se de uma coroa tripla que o papa usava em determinadas ocasiões. Uma explicação mais profunda fica para uma próxima postagem, com a tradução do artigo da Catholic Encyclopedia.
Quem foi o doador de presente tão significativo? Dieter Philippi.
Quem é ele? Um negociante ou empresário católico alemão que tem grande devoção pelo papa e pela unidade dos cristãos, e um grande interesse em chapéus e adereços clericais, eclesiásticos e religiosos para a cabeça (meio incomum, não?).
Onde foi feita a Tiara? Em Sofia, na Bulgária.
Quem fez? Um ateliê de cristãos ortodoxos de paramentos e objetos litúrgicos - o Liturgix!
Quando e como foi a entrega? Hoje (25/04), na Audiência Geral, uma pequena delegação de católicos romanos e ortodoxos búlgaros, com o doador do presente (Dieter Philippi), tiveram a honra de entregá-la ao Santo Padre em nome da unidade dos cristãos.
Que maneira significativa de expressar o desejo pela unidade dos cristãos!
Este presente ficará guardado? O papa o usará? O Bem-aventurado Papa João Paulo II também ganhou uma Tiara em 1981, de fiéis da Hungria, mas nunca a usou (é conhecida como a "Tiara Húngara").
Fotos de Bento XVI e sua Tiara na audiência de hoje:
Que Deus abençoe estes fiéis! Que Deus reúna o seu rebanho!
Fontes:
Deus queira que ele use a tiara, e restaure a antiga glória da Santa Igreja!
ResponderExcluir