quinta-feira, 1 de março de 2012

Extra Ecclesia nulla sallus

    Alecio Souza Vieira

 


Diante deste axioma usado por Orígenes e Cipriano no século III, nos deparamos com dois grandes extremos: Em um primeiro plano poderemos cair no radicalismo de dizer que somente os membros da Igreja católica serão salvos, logo entraremos numa grande heresia, a predestinação, onde estes seriam salvos tão somente por serem católicos e os demais seriam condenados , mesmo sem que tenham culpa como em alguns casos.

O outro extremo é dizer que isto foi um engano, uma má interpretação da missão da Igreja nos primórdios, e relativizar a salvação dizendo que todas as religiões são iguais e       que independente da Igreja católica todos serão salvos apenas por suas boas obras.

A Santa Igreja tem se unido aos batizados que honram o nome de cristãos e são fiéis aos princípios evangélicos mesmo não professando integralmente a sua fé. Muitas Igrejas e comunidades eclesiais têm o episcopado válido e celebram a Eucaristia e alguns outros sacramentos em suas igrejas. A plenitude dos meios salvíficos está na Igreja Católica, e esta é necessária para salvação. Todavia, como nos ensina o catecismo da Igreja, mesmo sendo detentora de tais bens, a salvação não está presa entre as paredes da Igreja, pois como já disse existem em algumas igrejas elementos de salvação. Entretanto, “não podem salvar-se aqueles que, sabendo que a Igreja católica foi fundada por Deus por meio de Jesus Cristo como instituição necessária, apesar disso não quiseram nela entrar ou nela perseverar”(Lumem gentium 14).

 É muito difícil saber o tamanho da culpa e do conhecimento das pessoas, por isto a Igreja através da intercessão espera que sejamos um dia, um só rebanho guiado por um único pastor.